O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher)



Adaptações de livros sempre são complicadas. A necessidade de ser mais fiel ao livro sempre é cobrado dos fãs do livro ou do autor. E quando se fala em Stephen King é de causar frisson em qualquer fã de filme de horror/suspense dependendo do livro claro. Mas em alguns casos as adaptações foram muito fracas que dá vergonha de dizer que é uma obra de Stephen King. Mas um filme em um caso em particular o filme nem é bom, mas também não é ruim... Soa estranho.

O Apanhador de Sonhos conta a história de quatro amigos que quando eram crianças salvam uma criança especial. E em retribuição os quatros amigos ganham poderes especiais. E o principal elo é um apanhador de sonhos. Os anos se passam e eles tentam comemorar os 25 anos de amizade, mas uma visita de um homem aparentemente doente vai desencadear uma serie de terríveis fatos e os amigos irão perceber que os poderes não vieram à toa.

Para começar, um apanhador de sonhos não é nada mais do que um artefato indígena que tem uma simbologia interessante, o apanhador serve como proteção contra os pesadelos fazendo que os pensamentos negativos não cheguem às pessoas que tem esse artefato em mãos. Mas a maioria que viu o filme nem sabia disso ou desse pequeno detalhe que poderia ajudar a melhorar o filme.

O roteiro do filme foi um fator de desequilíbrio do filme. Em algumas partes, o roteiro de Lawrence Kasdan (sim... o mesmo de Indiana Jones) consegue captar pontos importantes da trama como a relação de amizade dos quatro amigos, o leve toque de humor que tem no livro, o depósito de memória, a cena clímax do filme e entre outros, mas ao mesmo tempo escorrega em não colocar fatos importantes que no livro tem e fora isso mudar completamente o final do filme fazendo com quem leu o livro saia um pouco frustrado com o que viu. O elenco do filme é bom que fez a sua parte, nada a se reclamar mas também não é para cobrar uma atuação digna de Oscar. A direção de Lawrence Kasdan não é ruim, mas com os desvios grosseiros de roteiro e com um final apático que faz com um espectador fique muito decepcionado com o que se viu.

O Apanhador de Sonhos não é um filme ruim, mas não é aquele filme para se dizer bom, apenas se encaixa no meio termo, mas que infelizmente uma coisa é verdadeira, que foi uma conturbada adaptação que retirou coisas bem assustadoras para colocar algo que nos faz lembrar um filme de ação B. Mas a obra em si é realmente muito boa pena que a adaptação pro cinema foi extremamente fraca... Fiquem com o livro... É melhor.

6,0

Comentários