Nochnoi Dozor - Guardiões da Noite



Há muitos anos, existia uma guerra muito cruel entre a Luz e a Escuridão, mas perceberam que erá inutil essa batalha e fizeram um frágil pacto de equilibrio. Eles tem que vigiar os Outros que são videntes, bruxas e vampiros. as forças colocaram os seus guardiões em ação, no lado da Luz tem os Guardiões da Noite e no lado da Escuridão tem os Guardiões do Dia. Mas como diz nas antigas profecias um Outro tão poderoso irá aparecer e escolher um lado e esse frágil equilibrio está por um fio.


Guardiões da Noite (Russia, 2004) apareceu como uma grande surpresa do ano passado com fatores importante mais um é que tem mais destaque Por ser um filme russo, por que ? O cinema russo é um dos mais ricos do mundo em arte. é da Russia, um classico de Guerra chamado O Encouraçado Potkemin. Mas com a Guerra Fria, o cinema russo foi muito ofuscado por causa dos americanos lançando filmes de ficção cientifica dizendo que os aliens são os comunistas e os russos tambem respondiam. mas o exemplo mais famoso aconteceu no final dos anos 60 e começo dos anos 70. Os sovieticos como todo mundo sabe, começou o ponta - pé na guerra espacial sendo que os EUA responderam e rapído, alem de colocar o homem na lua, mostra no classico de Kubrick 2001- Uma Odsseia no Espaço. Inconformados, os russos lançaram Solaris,em 1972, como uma resposta a altura e ainda esses Solaris ganhou um remake americano que não tem o brilho do original. Mas com Guardiões da Noite prova que a Russia não morreu pro cinema mundial e sabe fazer muito bem cinema de qualidade

A história desse filme que foi escrita de uma forma brilhante por Serguei Lukyanenko e Timur Berkmambetov tem um padrão que vairos filmes deveriam seguir que são atemporais (pode ser feito em qualquer época desde da idade média ao futuro apocaliptico) e ser feito por qualquer lugar desde da propria Russia, no Brasil e (infelizmente) no EUA. E com uma história que mexe com o fascinio a fantasia, personagens insolitos e reviravoltas são ganchos que prende o espectador para esperar com ansiedade o que vai acontecer nesse e nos próximos filmes (sim esse é o primeiro de uma triologia) e durante as sequencias serão tiradas as duvidas do espectador e ainda mesmo assim esse filme é bem explicado.

O elenco do filme é muito competente mas um ator consegue levar o filme inteiro nas costas. Konstantin Khabensky faz o herói e personagem central Anton Gorodetsky. Anton se transforma em um Outro por uma consequencia muito grave que ele cometeu e esse fato é importante para entender o final. Além de ser solitario ainda é atormentado pelo seu poder, que é de prever o futuro e quando vé uma visão aterrorizante de um ciclone em uma jovem começa a contretizar as profecias. o resto do elenco é ótimo, sem duvida mas Konstantin tem a facilidade de levar o publico a esse mágico mundo. O visual do filme é realmente espectacular para começar com a sua fotografia escura mas que é justificada pela sua historia para criar uma atmosfera bem underground e dar charme. As sequencias de ação são muito bem dirigidas e que nem parece um filme russo. a trilha sonora do filme é uma trilha agitada, que dá vida e emoção nas cenas tensas e fecha com a empolgante musica "Fearless" do grupo The Bravery.

Entreterimento puro do inicio ao fim, Guardiões da Noite é uma grande aventura sobrenatural mas que foi muito mal vista pelos fãs do horror pela sua pouca ultilização dos vampiros mas o filme explora mais os personagens e a atmosfera da história. Com uma edição maravilhosa, boas cenas de ação e um ótimo elenco Guardiões da Noite é uma prova que o cinema russo é capaz de fazer filmes de aventura e ganha um folego renovado e de qualidade

Que venha os Guardiões do Dia

Nota : 8,5

Comentários

  1. Particularmente, achei um filme insosso e tedioso, um desperdício de uma boa idéia, e por que não de grana ?!
    O desenvolvimento da trama é solene, a fotografia apesar de ser bem realizada, não impressiona e a guerra realizada entre raças distintas infelizmente não foi moldado de forma impactante, Talvez prometia um filme do quilate de O Senhor dos Anéis, mas isto só poderá ser comprovado se os próximos capítulos forem realizados de forma competente.

    Nota: 3.0

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas